terça-feira, 25 de agosto de 2009

Ação de Baderneiros no Capão Redondo

Segue abaixo reportagem retirada do G1 e em seguida meus comentários.

Na noite desta segunda-feira (24), horas depois de um confronto com a polícia no Parque Engenho Velho, região do Capão Redondo, Zona Sul de São Paulo, o cenário para a desempregada Lindinalva Santos Silva, de 34 anos, era um só: escombros, móveis na rua e uma barraca de lona onde ela iria passar a noite. Um terreno do local foi desapropriado e cerca de 800 famílias perderam suas casas.

Lindinalva foi uma delas. “Estou com frio, com fome e vou dormir na rua. Não tenho aonde ir”, disse a mulher, que veio da Bahia em busca de trabalho e ergueu um barraco na região há dois anos. Após a ação de reintegração de posse, a pequena moradia foi derrubada.

“Consegui tirar a geladeira, o fogão, roupas e a TV. O resto ficou”. Apesar de se dizer “triste” com o episódio, ela garantiu que não pretende partir. “Vou ficar em São Paulo e erguer um barraco de novo”.


Por volta de 18h30, chovia e a polícia começava a deixar o bairro. A Tropa de Choque, que entrou em confronto com os moradores que resistiam em deixar o terreno ocupado, foi a primeira a sair. De acordo com o capitão Mauro César Domingos , do 37º batalhão, uma equipe de pelo menos 50 policiais militares ficaria no local até terça-feira (25) para “garantir a ordem”.

***
comovente história! Realmente existem pessoas no país que não tem moradia.

Agora confronto com a polícia?

Gente. Todos sabem que esta propriedade foi invadida e pertencia à alguém.

A 6 meses atrás veio a ordem de desocupação.

Se a ordem veio, a única coisa a fazer é sair!

Se ainda fosse propriedade do Governo ainda caberia questionamento.

Agora enfrentar a polícia, fazer todo esse tumulto é coisa de baderneiros.

Por que esse pessoal não se uniu na época, na busca de outro lugar para morar, para protestar lutando por uma moradia? Não. É muito mais cômodo tumultuar, não procurar alternativas e culpar quem quer que seja.

A situação da Lindinalva realmente pode se complicar por não ter ninguém, por ser da Bahia. Mas... Minha senhora.

Você diz que vai erguer outro barraco não vai partir. Então me responda: Por que não começou os esforços para isso há 6 meses, quando já sabia que teria que deixar o local? Só vai pensar agora?

E fica a nossa imprensa fazendo maior sensacionalismo sobre a questão.

Inclusive ontem, a custa dos políticos, SR Datena fez toda uma sena, chamando os políticos de ladrões e tal... Que país ridículo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário